quarta-feira, 28 de maio de 2008

A influência e definição dos alimentos orgânicos e industrializados (com aditivos químicos) em nossas vidas

PRODUTOS ORGÂNICOS

O rótulo de produto orgânico está associado mais diretamente à produção de alimentos vegetais e animais, naturais ou processados, sem o uso de produtos químicos como adubos, herbicidas, pesticidas, conservantes, aromatizantes e corantes artificiais. Em criações de aves e animais, isso também inclui o uso de hormônios sintéticos e, como rotina, de antibióticos preventivos.
Entre os objetivos apontados pelos movimentos orgânicos estão a produção de alimentos mais saudáveis para quem os consome, além da preservação do meio ambiente e a garantia da sustentatibilidade dos processos, da saúde e dos direitos das pessoas que os produzem, embalam, transportam e vendem, além da saúde do consumidor.
Fazem parte das propostas orgânicas priorizar o consumo de alimentos produzidos localmente e respeitar as épocas próprias de plantio e colheita dos alimentos, o que contribui para diminuir o desperdício e o transporte desnecessário de alimentos, naturais ou congelados, por navios e aviões, que agravam o consumo de energia e a emissão de gases do efeito estufa.

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (COM ADITIVOS QUÍMICOS)

Os produtos industrializados ocupam uma parcela cada vez maior do mercado de alimentos. Eles são bem práticos, pois já vêm prontos ou semi-prontos. O único trabalho é abrir a embalagem, e mesmo as embalagens estão cada vez mais fáceis de abrir. Além da praticidade, os alimentos industrializados também possuem um prazo de validade bem maior do que os produtos naturais tornando fácil o armazenamento. Vieram para ficar e representam uma solução para a vida corrida das grandes cidades.
Acontece, porém, que existe uma regra universal, de conhecimento popular, chamada lei das compensações. De acordo com ela, as coisas boas, na maioria das vezes, não são tão boas quanto parecem, assim como as ruins também não são tão ruins quanto possam parecer à primeira vista. Em tudo há uma parte boa e uma parte ruim. Assim, importa analisar os prós e os contras para decidir o que é melhor.
Como não poderia deixar de ser, esta regra se aplica também aos alimentos industrializados. Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricantes se utilizam de milhares de aditivos químicos, que, na grande maioria das vezes, não fazem bem à saúde de quem os consome com freqüência. O uso desses produtos químicos deve ser discriminado nas embalagens dos alimentos.
Portanto, é uma questão de escolher entre o aspecto saudável dos alimentos naturais, e a praticidade dos alimentos artificiais e/ou industrializados.
Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são:
Corantes
Aromatizantes
Conservantes

Antioxidantes
Estabilizantes
Acidulantes

Registro de uma aula

Rgistro da aula do dia 14/04/08, sobre Número de Oxidação

Número de Oxidação (Nox):
É o número de ligações reais e teóricas que uma espécie química pode fazer.

REGRAS:
1) O nox dos elementos da família IA e IIA é +1 e +2;
2) O nox do hidrogênio é +1;
3)O nox do oxigênio é -2;
4)O nox de um íon é igual a sua carga;
5) A soma do nox de uma substância é igual a zero;
6)A soma do nox de um íon é igual a sua carga;
7)O nox dos halogênios em compostos binários é -1;
8)O nox de uma substância simples é igual a zero.

Número de Oxidação fixo:
Elemento Nox
-Prata +1
-Zinco +2
-Alumínio +3
-Hidrogênio +1
-Oxigênio -2

Exemplos:
* Determinar o nox do elemento em destaque:
a) NaClO2 -> =+3
Resolução:
Na Cl O2
+1+x+2.(-2) = 0
+1+x-4= 0
x=-1+4
x=+3
b) H3PO4 -> =+5
Resolução:
H3 P O 4
3.(+1)+x+4.(-2)= 0
+3+x-8= 0
x= -3+8
x=+5